Publicado em

Coração Sem Fronteiras

Num mundo em que se investem milhões no desenvolvimento de tecnologia é quase impensável que existam pessoas que não têm o mínimo de condições sanitárias, necessidades básicas para poder viver com um pouco de dignidade. Mas existem.

A Grazza Portugal uniu-se à Associação Coração sem Fronteiras com o objetivo de concretizar mais um sonho: levar água potável a uma vila da Guiné.

Por isso, criámos a coleção exclusiva de pulseiras em aço feitas à mão e com muito significado ♥ Caridade by Design.

A Associação Coração Sem Fronteiras, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento  com estatuto de utilidade pública, atribuída pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Atua na área da Cooperação para o Desenvolvimento em Portugal, Guiné-Bissau e Moçambique, tendo como sectores prioritários a educação, a saúde e o apoio social. Desenvolve os seus projetos de cariz humanitário e social, autonomamente ou em pareceria com organizações e associações locais sem fins lucrativos.

Na sequência do projeto da Guiné-Bissau, “Coração na Guiné”, já com 4 fases concluídas (1ª fase – Ajuda Humanitária – 2009, 2º fase – Saúde – 2010, 3ª fase – Educação – 2011, 4ª fase – Formação Profissional – 2016), preparamos a concretização da 5ª fase, com o Projeto “water4All” , utilizando as energias renováveis para obtenção de água potável numa comunidade remota da região de Cacheu na Guiné-Bissau.

Importa conhecer de perto alguns dos indicadores que caracterizam as condições de vida na Guiné-Bissau:

– Décimo lugar na lista de países com o índice de desenvolvimento mais baixo do planeta (IDH : 0,289), posição 178 em 188 países.

– 33% dos Guineenses são considerados extremamente pobres, a maioria da população vive a baixo da linha de pobreza, com menos de 1,25 dólar por dia,

 -Esperança de vida é uma das menores do mundo – de 46 anos.

– Lares com acesso a água potável : 57%

– Lares com acesso a rede sanitária : 33%

O objetivo da 5ª fase:

Concretização de um furo hertziano  para captação de água em profundidade, consequentemente bombeada através de uma bomba alimentada a energia solar, sendo canalizada para um reservatório em altitude e disponibilizada no chafariz que terá dois grupos destinatários dessa agua potável, a comunidade escolar e a comunidade em geral das 12 tabancas em redor da escola onde será instalado o furo, beneficiando cerca de um milhar de pessoas.

Impacto:

Diminuir em 80% em 2 anos, os casos de mortalidade provocada pela falta de água potável na comunidade local.

Coração na Guiné

Enquadramento do apelo:

Dia 22 de Março de 2018, dia mundial da água, sendo este bem de enorme importância para a nossa sobrevivência, como bem sabemos pelos últimos desenvolvimentos motivados pelas alterações climáticas, assunto que está na ordem do dia.

Há quem despenda metade do seu tempo disponível para poder obter água potável de pontos distantes da sua residência, 20km pode traduzir-se em 5 a 6 horas a pé, o que se pretende é encurtar distancias, diminuindo esse trajeto, trazendo como seria se esperar melhor qualidade de vida ás populações.

www.CoracaosemFronteiras.org

Surpreenda quem mais ama e ajude quem mais precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *